O Vinho da Uva à Garrafa


Comprei recentemente o livro “O Vinho da Uva à Garrafa” de António Dias Cardoso, editado pela Âncora Editora. Trata-se de um único volume de 423 páginas, nas quais o autor relata de forma simples e acessível as etapas e técnicas que compreendem a vida de um vinho literalmente desde “a uva à garrafa”. De encadernação simples, as suas páginas possuem a robustez necessária para ser um livro de consulta de adega.
Longe de querer transformar isto numa crítica literária, considero que se trata de um livro excelentemente elaborado, com informação muito útil e acessível, tanto ao enólogo como ao enófilo. Possui uma linguagem escorreita e fluida sem floreados. Possui tabelas e figuras de apoio muito válidas e de fácil interpretação. Não ganhará decerto nenhum prémio pelo português, mas a forma simples com que está escrito facilita a interiorização dos conceitos e compreensão da mensagem, muito útil quando utilizado na adega em que o tempo e a paciência não permitem o ruminar de palha. Peca, a meu ver pela falta, muitas vezes de justificações, faltam os porquês! Mas serve perfeitamente as pretensões. Encaro-o como um complemento aos míticos Peynaud (Conhecer e Trabalhar o Vinho) e Handbook Of Enology, talvez como elo pedido (não confundir com perdido!) entre estas duas obras, a ligação a Portugal e sua realidade vitivinícola.
Em suma, considero que se trata de uma peça essencial na bibliografia de qualquer enólogo/enófilo da nação!
Sei que está à venda na Viniportugal, Fnac e Bertrand, oscilando o preço entre os 35 e 40 €.

Comentários

Bodhisattva disse…
Esta tua página é deveras interessante. Há vários títulos que poderão e deverão ser aqui acrescentados - começo pelo "Enologia - Fundamentos Científicos e Enológicos, Claude Flanzy - Mais completo e mais rigoroso, na minha opinião, que ambos os Handbook of Enology. Publicações acessíveis só na língua francesa ou espanhola.

Temos de arranjat foto da capa para postar aqui também esse e outros!

Grande Livro das Castas, Jorge Bhom - virá a propósito de temas que aqui abordaremos em breve;)
Hugo Mendes disse…
Pois é só fazer o texto e mandar, a foto arranja-se! eu puz estes, pois tiranto os livros de consulta, são que gosto, de entre os que vou lendo e por isso os recomendo!
Se há mais e boas recomendações... pois que venham elas!
esse livro de que falas! onde o posso arranjar?

Mensagens populares