Ensaio #10



Num dos ensaios de maturação realizados na vindima de 2008, apareceu-me uma pequena porção de vinho branco de casta Arinto com um álcool final de 15,6%. Essa porção, foi fermentada em barricas novas de carvalho francês, estagiou 4,5 meses com batonage 1x por semana (combinação escolhida para não marcar demasiadamente o vinho com madeira e ao mesmo tempo permitir a autórise das leveduras.)
Embora seja um vinho resultante de uvas bastante maduras, acho que as análises validam uma evolução positiva na garrafa, pelo que decidi separar uma quantidade antes do lote para engarrafar in extremis e que utilizarei para testar também o nível de filtração e dois tipos de rolha.
No que à filtração diz respeito, testarei 3 cenários: 1) Sem filtração, engarrafado uma semana depois de sair da barrica (ainda muito turvo!). 2) Com uma filtração de desbaste de 1 µm de diâmetro do poro (turbidez acentuada). 3) Com uma filtração esterilizante de 0,45 µm de diâmetro do poro. Objectivo: Testar a influência da quantidade de borra fina na preservação e evolução dos vinhos brancos destinados ao envelhecimento.
Testarei dois tipos de rolha, natural e colmatada. Pretendo definir se uma é mais indicada que a outra para envelhecer brancos.
Análise do Vinho:

· pH: 3,4 (17,4ºC)
· Ac. Total: 6,15
· Alcool: 15,6 %
· Ac. Volátil: 0,51

Fizeram-se 18 amostras em grupos de 3 com as seguintes características:
  • Sem filtração / rolha natural = 3
  • Sem filtração / rolha colmatada = 3
  • Com filtração desbaste / rolha natural = 3
  • Com filtração desbaste / rolha colmatada = 3
  • Com filtração esterilizante / rolha natural = 3
  • Com filtração esterelizante / rolha colmatada =3

É minha intenção que este ensaio tenha a duração de 10 anos, pelo que a abertura será faseada e sempre comparativa, para que ao décimo ano ainda exista pelo menos uma de cada para tirar conclusões finais.

Comentários

Bodhisattva disse…
Espero andar por cá alguns anos por isso tens aqui um voluntário para o painel de provas.

Mensagens populares