Ensaio # 11

Por enquanto ainda não encontrei substituto para as barricas de madeira de verdade que me satisfaça. Contudo, é inquestionável que a qualidade das aparas, aduelas, e demais subprodutos está muito alta.
Por isso mesmo tenho de fazer ensaios. Por isso, e porque um dia destes me pode aparecer alguém a pedir que lhe faça um vinho baratucho. Tenho de saber com segurança o que usar… ; )
A ideia é usar um vinho de 2010 que estagiou até agora em inox. Tem a Fermentação Malolática feita e tem estado estável até agora. Vou fazer uma garrafa com cada tipo de queima e uma sem nada. Depois provarei, daqui a 8 dias cada um deles e, se sobrar ainda faço lotes para ver como resulta.
Estou disposto a partilhar esta prova com, até 5 pessoas. Enólogos ou enófilos… quem quiser diga!
Planeio abrir as garrafas lá para 3ª ou 4ª da semana que vem na Quinta da Murta em Bucelas. A hora, pode muito bem ser a combinar.
Fico à espera.


Comentários

Nuno disse…
Adorava ir a essa prova. Mas infelizmente vou estar fora para a semana e so volto dia 12. Se dia 13 trabalhares, posso ir ter contigo para ver as novidades.

Abraço,
Nuno
Parece-me bem interessante. Eu sou um amador, portanto não sei se lhe poderei ser útil; mas é que tencionava mesmo escrever-lhe, a saber se podia ir visitar a quinta, e esta seria uma óptima ocasião. Que é que o Hugo me diz?
Anónimo disse…
Caro Nuno, Vale na mesma!

João... pois claro que pode! a utilidade é so poder-mos provar juntos e discutirmos as diferenças. sem obrigações, tenções, stresses e demais profissionalismos. tudo muito na onda do consumo.
eu, por outro lado ganho uma oportunidade de dar mais uma achega na "formação" de bons consumidores.
eu depois aviso o dia.
Obrigado
Hugo Mendes

Mensagens populares