O Porto e o Douro

By: Richard Mayson

A compra deste exemplar foi um daqueles momentos em que é o livro quem nos escolhe e não  nós que o procuramos.
Passeava com o meu filho no supermercado, esse que nos chama a uma visita, enquanto a Sara pagava umas compras. Por insistência dele fui dar uma vista de olhos a uma venda de livros que por ali está de quando em vez. O sacana do rapaz já lá tinha andado a catrapiscar os olhos a uns títulos e, não tive como me afastar. Aproximei-me somente com a vista, pois a mente, vagueava num qualquer projecto de 2012.
Eis que me chama a atenção a capa deste livro. Fiquei primeiramente com a sensação de o já ter visto. Talvez não. Passei os olhos pelos demais, mas o malandro continuava a chamar-me. Uma abordagem mais atenta fez-me entender que estava ali uma excelente forma de começar a saber alguma coisa, de jeito, sobre os vinhos do douro, e em especial sobre os Porto.
E pronto, comprou-se o livro para mim e um outro para o Manel. O dele tinha uns puzzles ( e tinha é o tempo verbal mais que correcto) com vários bichos da savana que ele logo se encarregou de reorganizar em quimeras improváveis, mal chegou a casa, enquanto acenava com a cabeça e me perguntava: “Assim pai! Sim? Sim?”
Grande M&M! Vai ser um  cientista é o que é!
Depois de o ler posso garantir-vos que confirmou o que se esperava. Um livro com a dupla função de leitura e consulta. Boa malha!
Tenho apenas a recomendar ao autor que já se justifica uma nova edição com algumas revisões e actualizações (tal como na nova versão original). Parecendo que não, em 10 anos houve muita convulsão. Oh! Richard, actualiza lá isso!
E pronto, um livro obrigatório em qualquer estante enófilica.
Querem que vos diga mais o quê? É comprar e ler, vá!


Comentários

Unknown disse…
Hugo, comprei esse livro, na Feira do Livro do Porto, creio que em 2010...É um livro que devorei, e que muito bem escrito, me custou apenas...3€ :) Concordo, que já se espera uma nova edição, revista, em português..por agora e pelo seu link, talvez encomende na Amazon, a versão original :)

Mensagens populares