“Inspira Portugal” – Nacional Touriga Nacional



A primeira prova desenvolvida pelo projecto Inspira Portugal (powered by twa) acontece já no próximo dia 2 de Junho.
A iniciativa surge da necessidade de trazer para o mundo real algumas das sinergias e aproximações criadas nas redes sociais, entre a produção e o consumidor final.
Promover os vinhos portugueses, feitos com recurso às inúmeras e competentíssimas castas portuguesas é o objectivo primeiro que se alia a outros não menos importante como a formação de consumidores e de todos os agentes do meio para a especificidade dos produtos 100% Portugueses. Serão oportunidades únicas de aprofundar conhecimentos específicos complementadas com opiniões dadas na primeira pessoa dos produtores ou enólogos.
Esta primeira edição realizar-se-á na Quinta dasCarrafouchas (Loures) e terá início às 10:00. A casta escolhida será a Touriga Nacional e os vinhos selecionados, originários das várias regiões do país.
Esta prova não pretende, de forma alguma ser uma competição entre vinhos, mas sim, potenciar a componente formativa de provar os diferentes vinhos, feitos por diferentes mãos, recorrendo a diferentes técnicas, com o único denominador comum a ser a casta. Será proposta uma pequena avaliação de cada vinho, bem como uma descrição da prova (voluntária) apenas para conhecimento dos produtores.
Os vinhos serão provados por regiões de forma e que possam ser encontrados denominadores comuns.
No final, os provadores deverão ficar com uma boa perceção do comportamento da casta tendo em conta todas as outras variáveis (região, solo, clima, produtor, técnicas de vinificação, idade,…). Os produtores, por seu turno, receberão um relatório contendo as apreciações individuais (anónimas) dos vinhos que enviaram para a prova.
Ao longo dos dias que faltam até à realização da prova, serão libertados vídeos de apresentação dos vinhos, bem como a agenda definitiva do evento na semana que o antecede.
Estarão presentes cerca de 30 vinhos representativos das principais regiões do pais.
Os candidatos à participação não necessitam ter qualquer experiência aprofundada de prova, não necessitam de ser profissionais do ramo, nem mesmo conhecedores da casta. Basta que tenham interesse em conhece-la e vontade de provar um tão grande número de vinhos.
No próximo post, a lista dos produtores confirmados.

Para inscrição, ou apenas esclarecimento de dúvidas, contactar:
Telefone: +351 919093071

Comentários

Mensagens populares