As recomendações de … André Ribeirinho


Conheci o André  precisamente da maneira que tinha de ser. Na internet. Através das redes sociais. Ele anda por aqui há algum tempo com uma nobre demanda. Sonha (com mais duas pessoas) juntar todos os amantes de vinho à volta de uma mesma "mesa", o  Adegga. Este é muito mais do que um site, é uma rede social dedicada, em exclusivo ao vinho.
Não sou a pessoa mais indicada para falar no site em si. O melhor será mesmo passarem por lá e explorarem todos os cantinhos daquilo.
No que toca ao Ribeirinho, é um tipo simpático, que emana alegria e que tem uma abordagem ao mundo do vinho que muito me apraz. Simples, descontraída, sem floreados, sem pruridos,sem fanfarronice e muito menos de caro linguajar. Aborda estas questões na vertente “lifestyle” o que me parece genial, na medida em que temos urgência em comunicar para fora da bolha. Esta parece-me uma estrondosa forma de enredar nas "coisas" do vinho, gente de outras matrizes culturais.

Um livro para férias?
The Wine and Food Lover's Guide to Portugal - "Um dos melhores livros de vinhos existente pela forma como apresenta o vinho e Portugal no contexto da comida, da cultura e do turismo".

5 Livros, “obrigatórios” na estante de um enófilo?
Thirsty Work por Matt Skinner - "pela forma como torna o vinho acessível apesar de falar de castas, produção e terroir".
Revista Food & Wine - "é uma revista que integra o vinho na cultura da comida e que vale, por isso, uma leitura atenta de como o vinho faz parte de um lifestyle do consumidor e não vive isolado dele".
Revista Saveurs - "pelas mesmas razões da recomendação anterior mas neste caso no contexto da cultura de vinho em França"

Port to Port - por Lisa Linder - "pelo olhar fresco e renovado sobre o Vinho do Porto".
The Oxford Companion to Wine - por Jancis Robinson - "porque para quem quer saber mais sobre vinho não há enciclopédia mais completa".

5 Viagens que o enófilo “tem de fazer”?
Douro, Portugal - "uma das mais belas regiões vinícolas do mundo e a origem de um dos melhores vinhos do mundo, o Vinho do Porto".
Champagne, França - "uma das mais belas regiões vinícolas do mundo e a origem de um dos vinhos mais famosos do mundo".
 Borgonha, França - "uma das mais belas regiões vinícolas do mundo e uma das regiões que produz alguns dos melhores vinhos do mundo actualmente".
Napa Valley, EUA - "uma das regiões vinícolas mais fantásticas em termos de desenvolvimento de produtores, de vinicultura e de vinhos".
Tuscany, Italy - "uma das mais belas regiões vinícolas do mundo e uma das que melhor representa o vinho como parte de uma cultura".

Comentários

Mensagens populares