1º crowdfunding para um vinho: Sucesso


Um dia destes contarei aqui, ou no canal de youtube a história desta aventura. Por agora quero comunicar-vos apenas do final do período da pré venda e do sucesso que foi a acção (em breve darei noticias do seguimento).

Quando iniciei isto, estava tão ocupado com tanta coisa que pouco pensei, planeei ou previ. E ainda bem que assim foi, pois só me apercebi da dimensão que isto teria de atingir já o carro ia em andamento.

O objectivo foi claro e simples, fazer pré venda de 800 garrafas das 2300 que existirão e assim financiar a operação. Já tinha anteriormente testado lotes de 200 garrafas com um sucesso incrível (em dois ou três dias desapareciam todas), mas esqueci de um detalhe. Eram vinhos que existiam e que a malta mais ou menos conhecia. Aqui, seria eu, a minha intenção de fazer o vinho e umas fotos vagas de uma vindima.

A resposta veio logo na abertura da coisa. As primeiras 24h foram alucinantes. Levei um banho de carinho e apoio, julgo que vendi as primeiras 200 logo ali. Sabia que a primeira semana era crucial. Julgo que consegui chegar ao primeiro terço. Foi ai que percebi o embate da coisa e o pânico se instalou. As pessoas aderiam a uma velocidade mais baixa e foi ai que a ficha caiu e que percebi no que me tinha metido. Aqui tenho de salientar as pessoas do meu circulo mais intimo que me apoiam incondicionalmente e a quem recorro quando preciso de energia. Família e bons amigos. Não tenho palavras para descrever o que fizeram por mim, seja como embaixadores "da marca" seja como suportes emocionais. 

O que não contava mesmo era com o empenho real de todos estes novos clientes. A um determinado momento senti que isto deixou de me pertencer, tornou-se uma espécie de movimento, de sociedade alargada, sei lá. Foi muito bom sentir este apoio, principalmente vindo de gente que sei nunca ter provada nada do que ajudo a fazer. 
Se isto não chegasse, mesmo à beira do final do prazo, ainda temi que não conseguisse vender as 800 garrafas. Toda a gente percebeu que a existência do vinho não estaria dependente do sucesso deste primeiro (eno)crowdfunding, mas tal como eu, não quiseram que fosse um fracasso (799 seria um rotundo fracasso) e tive muitas repetições de encomendas. Confesso que me emocionei com esses gestos.

Portanto, perceberam agora porque vos digo que isto é uma vitória nossa e não minha? Porque é mesmo! 

E agora a estatística:

877 garrafas
8300 euros
145 clientes

Por tudo isto, desculpem a vaidade (amanhã já passa), mas hoje, não me cabe um chicharo no cu de tanto orgulho!

Obrigado, obrigado e mais obrigado!



Comentários

Mensagens populares