A melhor treta do mundo... é a Portuguesa!


Confesso que tenho muita dificuldade em conter e esconder o nojo que sinto pela adopção de um marketing de mentiras e ilusionismo. Não importa o tamanho nem o peso das contas por pagar, o respeito pelo consumidor é alienável.  

Mais uma volta ao aquário e mais um anuncio de melhor do mundo. Mais um punhado de produtores  a tentar convencer "os imbecis" dos consumidores de que aquele mel (entre um punhado de outros meles) que apenas ganhou um grande prémio num concurso, num sistema de avaliação que é tão meritório como um tiro nos cornos nesse outro jogo tão objectivo como é a roleta russa, pode de facto ser considerado o melhor da sua estirpe.

Faço aqui um parêntesis para vos convidar a ver este video onde explico o que é e como funciona um concurso de vinhos.


Julgo que vivemos os dias "depois da integridade e da moral", mas ainda assim considero de baixo nível ver um responsável corroborar a ideia de que aquele vinho é mesmo o melhor do mundo, com argumentos e tudo.  Vejo-o como uma demonstração profunda de desprezo pelos consumidores. É também um grande conluio que envolve produtores e organizadores de concurso. Os últimos sabem que criando estas designações atraem todos os produtores "pato bravo" que por ai andam à caça de medalhas e prestigio instantâneo (aquilo paga-se inscrição, é um negócio para quem organiza). Os outros contam com a ignorância dos consumidores e procuram actuar naquele vazio "legal"  em que sabem perfeitamente tratar-se de um titulo falso, mas cuja atribuição não é da sua responsabilidade. Limpam dai as mãos e continuam a dormir descansados.

O efeito bola de neve, dada a enorme ignorância que graça no jornalismo (ainda o podemos designar assim) e nos canais grossista e retalho, amplia o logro para uma mentira tão grande, mas tão grande... que só poderá ser verdade. 
È patético!

Pedro Garcia toca neste tema na sua crónica semanal no suplemento Fugas do jornal Publico, expondo o mais recente [falso] campeão mundial. Quanto a mim peca apenas nas brandura e elegância com que o faz. Não deixa de ser curioso, no caso citado pelo Pedro, que uma rápida visita ao site do concurso nos mostre, não um, mas 16 vinhos com a grande medalha de ouro, nenhuma alusão a "melhor do mundo" e ainda se pode ler, de forma clara e inequívoca: "Best of Show Portugal white", que é como quem diz, e vou arriscar a tradução livre:"O melhor branco Português a concurso". Ora porra, afinal é um trocadilho... melhor do Mundus Vinis (o nome concurso) passa a melhor vinho do mundo. Fosga-se... esta gente consegue ser pior que os tradutores da Europa-América dos anos 90!

Aos produtores deixo o repto:

Não confundam, eduquem!

Comentários

Mensagens populares