Castelão 2008, o esquecido da labrujeira



Se não me falha a memória, foi por alturas do Natal que, numa das visitas ao "Vale das Areias", o João me falou de um vinho que tinha para ali esquecido e das duvidas sobre que destino lhe dar, visto este ser fora dos padrões actuais do produtor. 100% Castelão, colheita de 2008, engarrafado em 2009... cerca de 400 garrafas (são 450). Era toda a informação que tinha. Isso e o facto de ter aberto uma e gostado do sacana!

Foi o suficiente para aguçar a minha curiosidade. Pedi que me arranjasse duas garrafas, iria provar e voltaríamos a falar dai a um tempo. 

A primeira prova que fiz do vinho levou-me a querer ficar com ele. Leve, ainda muito fresco com uma excelente evolução. Equilibrado na generalidade e sem aqueles excessos de extracção ou concentração comuns aos vinhos globalizados desta região.

Mostrei-o mais tarde a uns amigos de prova experiente que me confirmaram as impressões. È quanto a mim, uma boa lição sobre como a casta pode evoluir nesta região, vale a pena ser conhecido.
Na mesa, quando tratado com decência, deu provas de estar muito, mas muito bom mesmo. Das vezes que o provei, decantei-o e esperei umas horas, acompanhou a refeição com grande garbo. Está limpo e sedoso, com muitas notas terciárias muito bem envolvidas (nestes casos não gosto de destacar nenhuma em especial, pois estes vinhos vivem da harmonia e integração). Nos primeiros momentos tem um fim de boca que lembra um cereal doce e que me desagrada, mas depois de umas horas ao ar, fica completamente sedoso pleno de harmonia, sempre com a moderada acidez a dar sustento, mas sem se impor demasiado.

Depois de o analisar (cf. imagem em baixo) e perceber que tudo se encontra em condições decidi ficar com ele e oferece-lo, nesta fase, somente ao restrito grupo de Patronos*. Agora é uma questão de o vestir e enviar para a vossa mesa.

São apenas 450 garrafas numeradas que serão vendidas aos primeiros que o reservarem (O procedimento é igual aos restantes vinhos, tal como descrito aqui). O vinho custará 10€ a garrafa ou 55€ a caixa de 6 unidades e estará pronto para entrega no inicio de Dezembro.
Será um vinho de mesa, onde a garantia de qualidade e origem será dada por mim e pelas análises laboratoriais que encontram na foto em baixo.

Amanhã lanço concurso para o rótulo. Mantenham-se atentos! :)


Resumo das análises feitas ao Castelão 2008 pelo laboratório Porvinislab.

____
*Até Dezembro a venda é exclusiva para patronos. 


Comentários

Mensagens populares