Murta Tinto Regional Lisboa 2015


Pergunta: Este vinho vai bem com os petiscos natalícios?

Resposta: Então não?

Institui-se, não sei quem, que os grandes tintos terão de ser vinhos extraídos, feitos de uva a puxar para o sobrematuração. pesados, sem grande frescura natural,...
Na minha optica, nada mais longe da verdade. Um grande vinho tem de me dar prazer no consumo da garrafa inteira e não ficar pelo primeiro copo. Tem de me surpreender, tem de se ir revelando pouco a pouco e tem de agir de forma sinérgico com o prato que o acompanha. Ora, este vinho é tudo isto e … ainda vai no inicio da sua vida! (Não quero ser eu a afirmar que é um grande vinho, apenas que corrobora as premissas).
Está ainda muito fresco, com uma linha verde bem vincada e com a Syrah em todo o seu explendor de frutas pretas e especiarias a marcar o passo. Sente-se a elegância da Touriga Nacional, com as suas notas cítricas (a tal da bergamota) e os frutos vermelhos no segundo plano, a mostrar-se e a saltar para os comandos do vinho quando decantado e arejado.

Por isto tudo, aconselho o serviço do vinho nesta fase, da seguinte forma:
-Se preferem tirar partido da frescura e das sensações que remetem para uma fruta mais acídula (reparem, frutos vermelhos… framboesa e morango, são acídulos), aconselho que sirvam o vinho mais fresco (15-16ºC) e previamente arejado (pode ser decantado). Acompanha bem com as entradas fritas, enchidos, queijos,... Para quem prefere, vai muito bem assim com os pratos de peixe de consoada.
-Se por outro lado querem a prevalência de fruta preta e mais sensação de peso, abram e sirvam, ponderem uma temperatura de 17-18ºC. Essencialmente para os pratos de forno bem condimentados.

Eu não me dou bem com a combinação de tintos com queijos (prefiro brancos maduros e/ou com madeira), mas quem gosta, cá em casa costuma ter neste vinho um fiel companheiro de fim de refeição, na sobremesa salgada ou pouco doce.
Experimentem os diferentes tipos de serviço e depois digam-me o que sentiram. Não se esqueçam que o mais importante é o prazer que sentimos e esse pode ser ampliado pelas escolhas mais acertadas ou simplesmente por ligeiras regulações de serviço.

Lembro que o vinho ainda se encontra disponível por 6€ (para patronos) na Venda do Mendes. :)

Comentários

Mensagens populares