Quinta da Murta Bucelas 2012



Pergunta: Este vinho vai bem com os manjares de Natal?


Resposta: Sim, claro que sim!

Cá por casa, começo por usa-lo mais fresco e acabado de abrir para acompanhar os aperitivos. Beneficio da frescura e aromas mais simples para aguentar a multitude de sabores, texturas e intensidades das entradas. Serve muito bem como limpa palatos.

Nos pratos principais. Polvo, bacalhau, sirvo com meia hora a uma hora de decanter, deixo a temperatura um bocadinho mais alta (13-15ºC). Assim sobressaem o corpo e todos os aromas de maturação do vinho. Passa a ser um elemento com maior peso na mesa que no serviço de entradas.
Com pratos de carne, especialmente os de forno, arrisco por vezes temperaturas de tinto jovem (16-17ºC).

A temperatura de serviço e o tempo de arejamento permitem-nos seleccionar o conjunto de aromas predominantes. O carácter salino característico dos vinhos de Bucelas tem tendência a aparecer mais evidente com as temperaturas mais baixas, mas é altamente beneficiado pela decantação. Por outro lado, os aromas tenderão mais para os primários misturados com os secundários logo na abertura, mas limpam e combinam na perfeição com os terciários ao fim de algum tempo de arejamento. Obviamente que a sensação acidula diminui com o aumento da temperatura, numa relação inversa com a sensação de peso. Usem estas características para retirar o maior prazer destas combinações.
Pela polivalência e sua relação qualidade/preço, é vinho que nunca falta cá em casa!
Lembro que o vinho ainda se encontra disponível por 6€ (para patronos) na Venda do Mendes. :)

Comentários

Mensagens populares