Underdog - Notas arqueológicas


Então estão todos bonzinhos? Esse Natal? Essa passagem do ano? Como foi?
Faço ideia... foi comer até cair de cu... devem estar bem roliços... agora... ginásio e mais não sei quê, né?
Não... não percam tempo com isso. Está-vos no sangue enfardar à bruta! Aceitem e desfrutem!


Ora bem, lembram-se do nosso Underdog? Pois é, nestes dias tentei pesquisar um pouco mais sobre ele e decidi que nada melhor que recorrer à origem para saber o que se passou. Não sei se sabem, mas o enólogo de Vale das Areias em 2008 era o Rafael Neuparth. Ora, o gajo confidenciou-me algumas coisas que nos ajudam a perceber melhor o este nosso vinho.

Para começar, era uma tentativa de fazer um topo de gama com recurso a uma casta bem presente na casa e na região. O Castelão. Engraçado como sem que soubesse, é também esse o caminho que nos dias de hoje, em conjunto com o João Palmeira estamos a preparar.

As uvas foram vindimadas a 15 de Setembro com um álcool provável de 13% . Fermentou em cubas de Inox com curtimenta e maceração clássicos. Teve uma colagem normal e foram engarrafadas 1300 garrafas em final de Julho ou em Agosto de 2009. Nessa altura a prova mostrava aroma a frutos vermelhos com notas de framboesa e ligeiro toque de mel. Boca fresca com fruta e final médio muito agradável.


O que fez com que ficasse pelo caminho parte do lote é um mistério com algumas explicações [internas], mas fundamental para nós é o facto de nenhuma delas estar ligada à qualidade efectiva do vinho em si. Foi mais uma das vitimas, entre tantos vinhos espalhados por ai (vinhos que anseio por descobrir*). Por vezes, apenas vitima de falta de crédito. 

Relembro que comprei as 450 garrafas que se encontravam esquecidas em cave e que as estou a vender pelo preço de 10€/garrafa. Ainda sobraram algumas (cerca de 100, mais ou menos) da venda aos patronos pelo que, caso tenham interesse, serão vossas por igual valor. Os interessados deverão seguir os trâmites normais para a venda dos restantes vinhos e esperar que cheguem a casa. Simples, não é?

___
*Se forem produtores e tiverem algum vinho nestas condições avisem-me. Quero conhecer isso.

Comentários

Mensagens populares