Underdog - Bucelas - Quinta da Murta - 2009

Bucelas é uma região onde os vinhos envelhecem bem!
Julgo que quem me conhece já está farto de ouvir dizer isto. Mas e os vinhos, onde estão para que isso se ver e confirmar?

Foi a pensar nisso que olhei para uma palete de quase 300 garrafas que temos no fundo do armazém da Quinta da Murta, colheita de 2009, que por razões comerciais (era um encomenda com marca própria que se desfez antes de estar feita) ficou esquecido. A conservação do vinho foi perfeita, mas como não era destinado ao estrelato nunca foi dada devida atenção. Pertence ainda a um tempo em que o facto de ter 10% de Rabo de Ovelha (juntamente com a Esgana de Cão são as outras castas admitidas nos Bucelas), engarrafamento com pouco estágio de inox e nenhuma madeira, fazia dele um vinho menor. Bastas vezes tentámos vendê-lo para festas da terra, mas nunca se concretizou. Não pelo vinho que nem era provado, mas por outra razão qualquer. Talvez estivesse predestinado a este fim que agora vos apresento.

Há dias voltei a ele, provei-o e qual não é o espanto quando dou por mim a salivar por mais. É um vinho que agradece um decanter e uma ou duas horitas de espera. Isso ou a paciência do copo.
Está ainda com uma acidez bem interessante, frutas cozidas e aqueles apetrolados que gostamos nos Bucelas com idade. Não tendo madeira, julgo que é um bom exercício sobre o que pode ser um "garrafeira".
Escusado será dizer que vi aqui um Underdog em potência e foi num instante que propus a compra das garrafas e meti a máquina logistica a trabalhar.

Componente artística
Os “Underdog” começam também a ter uma componente artística que muito me atrai, pois para além do design dos rótulos, a cargo do magnífico César Duarte, voltei a convidar o Pedro Almeida para desenhar. O Pedro é um artista que muito admiro e que tenho certeza vai ainda trilhar um estrondoso caminho no mundo da banda desenhada (ou outra disciplina que meta “fazer bonecos”). Quando lhe pedi que me escrevesse uma pequena bio, eis o que me enviou (a menção a mim foi, obviamente, imposta):


O rótulo
Normalmente dou liberdade criativa a quem trabalha comigo, mas gosto de lhes contar uma história sobre as quais eles podem construir em cima se decidirem ir por esse caminho. Depois ou aprovo ou rejeito e eles têm de começar do zero. Sou bem chato nos detalhes e na crítica! :)
Sugeri ao Pedro que brincasse com o facto de na Murta termos adoptado a frase “The wine of Shakespeare” referente à menção do vinho de Bucelas, apelidado de Charneco  na peça Henrique VI. Também sugeri que fizesse a ligação possível à minha constante recomendação para que deixem o vinho “crescer” (não gosto do termo envelhecer). O resultado foi esta brilhante obra de arte que irá impressa em cada um dos vossos rótulos.
Sugiro que guardem bem as garrafas depois de vazias. Um dia valerão dinheiro.


Tal como no Underdog de Vale das Areias, este será um vinho de venda exclusiva para patronos até dia 30 de Junho ou até que o stock se esgote. São apenas 280 garrafas de um vinho que traz consigo mais uma obra de arte.
Em breve darei mais notícias.


Comentários

Mensagens populares