"If you're not prepared to be wrong..."


Desde a "fundação" que escolho uma citação diferente para colocar na rolha a cada nova colheita. Não tenho outra regra que não algum tipo de sentimento associado ao momento que vivo. Na colheita de 2016 optei por Baudelaire, em 2017 por Wilde e este ano...

Bem, este ano estava difícil de encontrar algo que me satisfizesse, que correspondesse ao meu estado de espírito até que ouvi a TED Talk de Sir Ken Robinson acerca dos processo educativos na escola e em como os modelos, datados e ultrapassados, limitam ou podem fazê-lo, a criatividade.
Podem ver a conferência aqui, mas o que mais me cativou foi a afirmação:


  “If you're not prepared to be wrong, you'll never come up with anything original!”

Basicamente ele usa a expressão para afirmar que o medo de errar condiciona-nos a acção e o processo criativo. Que não devemos temê-lo ou estigmatiza-lo e que isso nos liberta as amarras e nos permite explorar novas abordagens testando e ultrapassando limites, muitas vezes apenas, auto-impostos. Acredito piamente na assertividade desta afirmação.


Porque escolhi então esta citação para a rolha? Bem, primeiro porque me identifico com ela. Não sei muito bem porquê, nunca tive medo de errar, nunca tive medo de arriscar e a ideia de cometer erros não me assusta. Faço o mesmo esforço que os outros para os evitar, mas não os temo.
Em segundo lugar, porque entendo que este Hugo Mendes Lisboa, em especial esta colheita 2018, é um belo exemplo desta minha forma de encarar a vida. Ele não existiria se me tivesse mantido restrito à minha zona de conforto, se não tivesse prescindido da segurança para desbravar caminhos novos e mais arriscados.

Agora... é comprar muitas garrafas para ler isto muitas vezes e interiorizar o conceito! :)



Comentários

Mensagens populares