Enologia Técnicas de Produção do Vinho

By: Colette Navarre



Apelidar este livro de técnico é um pouco exagerado face à minha concepção de livro técnico. No entanto é claramente um bom livro de consulta técnica. A primeira linha da pesquisa se quiserem.
Foi o primeiro livro que consultei e mais tarde comprei, sobre o assunto enológico. Fi-lo numa altura em que ainda andava longe de ter percebido que esta coisa de fazer vinhos seria a minha vida.
Costumo dizer que está na linha do Peynaud, mas é melhor. Tem justificações e muitas explicações moleculares. Não deixa de ser simples e pouco profundo, mas ao contrário do manual do grande Emile, tem porquês. E ter porquês é, para mim, condição sine qua nom para que o livro seja considerado útil como apoio ao trabalho diário.
Presentemente recorro menos a ele pois encontrei obras mais pesadas em formatos mais leves. Contudo, não deixa de ser um bom livro. Não deixo de o recomendar.
A estante dos eno chatos que gostem de pormenores, que tenham alguma formação e gosto nesta coisa das moléculas, no mundo do orgânico, decerto ficará enriquecida com um exemplar desta obra.


Comentários

Mensagens populares