Revista de Vinhos – Melhores do ano 2011

A lista está aqui. As justificações, para quem delas precisar estão na revista impressa. O mérito dos premiados, a assertividade dos prémios é sempre discutível. Para mim, não merece grande discussão.

Dos trabalhos que conheço, entendo ter sido merecido o reconhecimento. Noutros que não conheço tão bem, cheiro também o peso institucional e nos que não conheço … nada tenho a dizer. Aqueles que entendia serem meritórios,  ainda não foi desta. Vamos esperar pelo ano que vem.
È impossível deixar toda a gente bem-disposta, agradada e feliz. Preciso fazer um esforço para perceber qual o publico alvo destes prémios. Se são os “apreciadores exigentes” como refere a assinatura da revista, o prémio de senhor do vinho a  Carlos Ferreira não me faz qualquer sentido. Não vejo como o seu trabalho implica na “vida” dos consumidores. Mas atenção, isto não quer dizer que não reconheça o maravilhoso trabalho que  tem feito pelos vinhos Portugueses. Que não o ache um empreendedor fenomenal nem reconheça o bem que faz pela marca Portugal (talvez sozinho faça mais do que todas as delegações diplomáticas e de promoção instaladas no Canadá). Se por outro lado,o publico alvo destes prémios é o sector produtivo, como julgo ser, então esta atribuição é justíssima.
Não posso deixar passar a oportunidade de ganhar mais uns quantos inimigos apontando a inclusão do vinho Blog (que raio de nome para um vinho) na lista dos 30 vinhos designados com os prémios excelência (a Wine já o tinha feito também embora noutra colheita). Até aqui, a sua presença na lista de preferências do Rui Falcão (este não sei qual era, mas era Blog, não blogger!) era tida por muitos, nos bastidores dos bastidores (ou então foi a minha mente perversa que imaginou tudo), como um acto de favorecimento romântico. Parece-me que a distinção por parte da RV transformou a coisa num acto de coragem. Não contente, ainda consagrou a autora de tanto Blog, Susana Esteban como a enólogo do ano.
Agora até eu fiquei com vontade de provar o dito blog.
Ultima nota. Referente ao jantar que nos foi servido. Os nomes não os sei dizer (não sou dado a essas mariquices) mas, tenho de dar os parabéns pela ousadia, de servir este tipo de pratos a três, ou mais, batalhões de gente.
Descobri, sem ser por acaso, no blog de um vizinho um quadro resumo dos prémios, colocando lado a lado com os da Wine. Vão lá dar uma espreitadela, aquilo está giro.


Comentários

Mensagens populares