Guia de Vinhos Social Adegga

Fonte: Site www.adegga.com
 Lista dos 20 vinhos brancos até 10€ mais recomendados para o verão 2012.

O Site Adegga, a maior referência de vinhos online em Portugal, elaborou uma curiosa lista de recomendações de vinhos para o verão.
Já o disse, e reafirmo, que sou fã incondicional do sistema de rating dado pelo utilizador. Essa é a verdadeira essência da recomendação pelas redes social. É a que tem, para mim mais força e mais expressa o contentamento geral.
Não é que com isto se consiga aferir, de uma vez, qual o melhor vinho do mundo. Estou certo de que isso é impossível (visto que tal coisa NÃO EXISTE!). Não afirmo sequer que estas escolhas contemplem os melhores de entre os melhores. Mas, sem dúvida que são as listas mais adaptadas ao gosto do consumidor e que expressam a forma como se comunica com eles. Disso não tenho duvidas, e porquê? Porque simplesmente resulta do apanhado das suas recomendações. Minimiza a evolução do provador (tema mais complexo que um dia destes tenho de desenvolver aqui!). São as escolhas mais humanas. Com todas as falhas que isso implica.
Posto isto, e para vos poupar comentários do género: "ah, dizes isso porque tens lá vinhos!", devo a firmar que nesta lista existem 4 motivos que me enchem de alegria e orgulho.
1º: Dois dos TOP20 tem algumas gotas do meu suor (3 no TOP30). Tratam-se dos dois Quinta da Murta Bucelas Arinto. O Inox 2011 e o Clássico 2009.
2º : 4 dos TOP20 são de Bucelas. Alem dos dois Quinta da Murta temos também o Prova Régia Premium 2011 e o Morgado de Santa Catarina 2009. 

3º: Os dois vinhos mais velhos são de Bucelas, tendo em conta que em ambos estamos a falar na colheita que está a ser comercializada, parece-me um bom indicador de que Bucelas poderá investir mais neste caminho.
4º: Dos que conheço na lista (e são  mais de 50%), todos são secos como um carapau da Nazaré depois de uma semana aberto ao sol.

Pondo a coisa em termos relativos temos que 10% desta lista são Quinta da Murta e 20% são Bucelas. Não houve nenhuma região com % mais alta. Por tudo isto penso que deva sentir-me feliz, em especial pelo facto de, aos poucos, Bucelas estar, aos poucos a regressar ao mapa.

Pena que, apesar de cada vez mais lembrados e apreciados pelos consumidores, continuamos a ser esquecidos nos locais de venda especializada, em especial na restauração. Mas, como diz um amigo nosso, "O cântaro,  tanta vez vai à fonte que um dia... há-de partir!".

Comentários

Anónimo disse…
" todos são secos como um carapau da Nazaré depois de uma semana aberto ao sol."
Portuguesinho da costa e é esta atua postura de enólogo, no fundo gostas é de brincar aos blog's e aos Facebook's não é vinho
Hugo Mendes disse…
Palavra de honra que não entendi nada desse comentário. há hipótese de esclarecer?
Hugo Mendes disse…
E Já agora, porque não assinas? era mais fácil dialogar sabendo com quem!

Mensagens populares