Pequenos auxiliares da vida na adega


Uma das primeiras grandes necessidades que senti quando cheguei à Quinta da Murta foi a de desenvolver pequenas ferramentas que me permitissem ganhar tempo e garantir uma margem de erro menor em cada acção a executar.
Numa adega onde se é simultaneamente adegueiro, analista, moço de entregas, fiel de armazém e logo passado pouco tempo,  técnico de qualidade com o ónus de desenvolver de raiz tudo o que a lei exige nesta matéria, exige, mais do que o esforço físico, um enorme controlo na gestão do tempo e uma capacidade de ir ligando e desligando interruptores mentais à medida que as solicitações vão surgindo.
Uma das maneiras que encontrei de minimizar o erro quando tinha de fazer algum cálculo, foi criando um pequeno ficheiro exel onde construi fórmulas que me permitiam dar respostas rápidas e com um mínimo de erro sempre que me aparecia uma bateria de análises para fazer ou de correcções que necessitavam ser feitas no vinho.
Esse ficheiro foi sendo complementado ao longo destes 7 anos e hoje ajuda-me muito em diversas fases da vinha de um vinho.
Vou coloca-lo à disposição de todos no espaço reservado a ficheiros que existe no nosso grupo de facebook. Hoje em dia é mais fácil assim que tentar coloca-lo aqui ou num qualquer alojador de ficheiros.
Proponho que lhe dêm uma vista de olhos, que o utilizem se necessitarem, mas essencialmente que critiquem e ajudem a complementar. Gostaria de optimizar este ficheiro e transforma-lo em algo útil para todos. Quem sabe até, mais tarde arranjar alguém que o transforme numa app e assim o tornar ainda mais portátil e útil.
Não termino sem deixar o repto a todos de que partilhem também lá os seus ficheiros de utilidades.

Comentários

Mensagens populares