Faça o seu próprio Vinagre a partir de vinho.



Este, acaba por ser um não tema. O que vou dizer, já toda a gente sabe, mas... de vez em quando, convém lembrar e dar-lhe nova roupagem. Este vem ainda como uma dica de poupança! 

Sabe que o vinho desprotegido e em contacto com o ar vira vinagre. Certo?
Então? Porque não pega neste conhecimento e fazuns vinagres porreiros para animar as saladas e oferecer aos amigos. Ao mesmo tempo, aproveita os restos de vinho que ficam por beber e aos quais não lhe apetece voltar.

O principio é simples. Basta seguir este fluxo:

Passo 1: Pegue numa garrafa, da qual foi retirado, pelo menos um terço do conteúdo a fim de providenciar uma boa caixa de ar. Invista apenas num molho (è assim que se diz?) de algodão e proteja o gargalo com um bocado (para permitir a troca de ar ao mesmo tempo que impossibilita a entrada de mosquitos).

Passo 2: "Esqueça-se" da garrafa num local arejado, escuro e sujeito à temperatura ambiente. Se quiser complicar um bocado, pode repetir o processo para outras garrafas, de preferência de diferentes tipos de vinhos e em diferentes condições de armazenamento, a fim de mais tarde possa seleccionar o melhor!

Passo 3: Quando a prova indicar que é vinagre feito (precisa de uns meses), filtre o liquido (com os filtros do café, por exemplo) e reserve no recipiente que lhe estiver destinado! Se complicou no passo 2, pode agora provar todos os vinagres e descobrir qual deles tem o melhor sabor, o mais límpido e o mais adequado para servir de inoculo para os próximos! (normalmente aquele que, para além dos tons acético, souber menos a pão, farinha ou massa crua).

A partir daqui, o limite é apenas no tamanho da sua imaginação. Pode fazer vinagres específicos, a partir de tipos específicos de vinho (Branco, branco com madeira, tinto, espumante, colheita tardia,...). Pode fazer infusões com ervas, pode fazer lotes, pode, pode....

De certeza que se viciará e quererá continuar com a brincadeira. Aconselho a usar o inóculo que escolheu no passo 3 e verá que obterá vinagres muito mais rapidamente.


Vá lá, divirta-se e depois conte aqui os resultados!



Comentários

Mensagens populares