Existem leveduras de terroir?


Muito se apregoa sobre a especificidade do terroir e suas leveduras. Muito se especula à volta de estirpes especiais seleccionadas a partir de um local míticos. Afinal, estamos no domínio dos factos ou da ilusão?
Veja o video e encontre a resposta! 







Comentários

GBT disse…
Olá, Hugo.
Gostei do vídeo sobre a explicação da evolução das uvas desde oum estado mais ácido / amargo até um mais doce, por uma estratégia de disseminação das sementes.
Proposta de 2 temas que gostava de ver debatidos:
1) Influência do tipo de solo no vinho - ex. xisto vs granito vs argiloso vs arenoso. Em particular a diferença entre os dois primeiros. Li algures que os geólogos afirmam que a única influência possível pode ser devido à retenção hídrica / permeabilidade.
2) Influência da flora circundante. É mesmo impossível que a flora circundante de uma vinha influencie as características do vinho - ie que transmita aromas ao vinho - como os cientistas parecem afirmar?
Hugo Mendes disse…
Caro GBT,
Muito obrigado pelos comentários. Muito obrigado pelo apoio.

As suas questões são muito interessantes e pertinentes. Como sabe, há poucas evidências científicas para respostas conclusivas. Terei todo o gosto em fazer uns episódios dedicados a elas, peço só que espere um pouco e vá acompanhando, pois requerem alguma reflexão!
Mais uma vez obrigado!

Mensagens populares