Isto Não É Um Livro de Receitas


Tomei contacto com a escrita do Nelson Nunes através do seu segundo livro, Com o humor não se Brinca. e logo fiquei preso ao estilo. O livro não é mais um apanhado de "anedotas" ou piadodas mas antes uma proposta de reflexão sobre o que é isso do humor, pela voz de alguns dos seus protagonistas. Uma espécie de "parar e pensar". Algo que está em desuso, mas que julgo fundamental para o fortalecimento de qualquer arte (entenda-se, profissão!). Sendo o humor um tema que me interessa, fiquei fascinado pela abordagem.

Qual não é o meu espanto quando o autor repete a façanha, mas dedicada à gastronomia. Novamente uma selecção, desta vez de chefs que se metem a pensar e a falar disto da gastronomia.
Eh pá, se o gajo já tocou em dois temas que me são caros, é bem possível que o próximo seja sobre vinhos, pensei e logo lho propus. Mas o Nelson tratou ali mesmo (Não sei onde estava, foi por mensagem) de me assegurar que isso não é [para já*] uma possibilidade visto ser um tema a que não dedica a mesma atenção que aos outros dois. Tenho pena, até porque essa reflexão é mesmo necessária. Quem sabe se outro jornalista pega nessa ideia e a desenvolve.
É um livro essencial para quem gosta do tema, focado nos seus protagonistas e no que os faz mexer. Um livro que ajuda a descodificar um pouco mais desse mundo tão fascinante.

Ao nível egocêntrico, retiro da leitura a percepção de que a minha abordagem ao vinho é mais parecida com a que vejo nestes chefs do que alguma vez pensei possível. Muitas das características que sempre atribui à formação cientifica, como a obsessão pelo detalhe e a perseguição de uma ideia de perfeição estão afinal muito mais ligadas à componente emocional do que à racional. Foi preciso confrontar-me com esta "gente" para que isso se tornasse claro. É curioso!
A semelhança, por vezes é tal que quem me conhece já terá ouvido dizer, quase com as mesmas palavras e sobre o vinho, frases destas:

Sobre se a cozinha é uma forma de arte:

"Pois não sei se é. Talvez seja uma expressão artística, o que é um bocadinho diferente." José Avillez

"Se me sinto artista? Não. Mas criativo sim. Não sinto que a cozinha seja arte porque seria uma arte que acaba na sanita passadas poucas horas. Para mim, arte é o que perdura por anos e anos. A cozinha é um prazer de quem a faz e de quem a come." Leonel Pereira

"Eu nunca sonhei ter uma estrela, sempre sonhei ter três estrelas. Isto pode parecer um bocadinho pretensioso, mas tem uma lógica: eu estou satisfeito com uma, na boa, tranquilo. Mas os nossos objectivos têm de passar pelo que é impossível, só assim é que faz sentido." Miguel Laffan
Esta ultima então, entendo-a como ninguém. 

Para além do mais, é um excelente livro para ferias. O que preciso dizer mais? É comprar esta merda e pôr-se a ler, vá. De preferência acompanhados por um certo "vinho que nós sabemos" e quem sabe também por umas ameijoas à bolhão pato! :)
Boas leituras


___
*Não sou de desistir facilmente! :)

Comentários

Mensagens populares