Hugo Mendes Lisboa Vital 2019



Ora ai está um vinho que começou como uma curiosidade, uma vontade de experimentar uma nova casta e que, aos poucos, se vai transformando num dos vinhos mais importantes da gama... deu-me até umas vontades mais ousadas que poderão saber apenas mais à frente... no decorrer da vindima para não me lançarem o quebranto e aquilo acabar por correr mal! :) 

2019 foi um ano bom para brancos. Os vinhos estão vibrantes, com uma acidez muito estável e a dar bons sinais de evolução. Como sabem, apanho as uvas com base na acidez e desprezo, quase por completo o álcool provável, é por isso que nestes vinhos, a % de álcool pode variar muito entre colheitas. É o caso deste 2019 que sobe 2,5% em relação ao 2018 (de 10% para 12,5%). Obviamente que o vinho ficou mais gordo e adocicado, mas com uma acidez forte que o leva para um patamar muito interessante.
Para ajudar à festa, as leveduras (nativas) não quiseram desdobrar os açucares até ao final e eu não as obriguei, nem corri a inocular com outras. O vinho foi engarrafado com 5,6 g/L o que, para terem noção, seria a pratica corrente há coisa de 10 anos. Mas o que conta aqui é o equilíbrio e essa está cá!

Confesso que estou expectante pelas reacções. Comparando com 2018 reconheço uma matriz que não desaponta a identidade, mas está diferente. Mais gordo, mais cheio, mas acidulo e mais robusto.

Produzi cerca de 1200 garrafas das quais reservei metade para os meus Patronos. Apenas a estes dei possibilidade de comprar o vinho em pré venda e apenas estes irão recebê-lo já. As restantes 600 garrafas farão um sono de beleza e só lá mais para o final do ano serão colocadas a mercado. Isto serve para garrafas normais e magnuns.

Mais uma vantagem de se ser patrono (ou parceiro profissional) ! :)



Comentários

V@lentynho disse…
Bem vindo ao mundo dos vinhos naturais..onde a natureza manda e nós observamos e conduzimos o resultado..!
Estou a ficar menos nervoso, pois os "peritos" fixam encarniçados com açúcares residuais "tão altos"!!
Abraço
M. Valente

Mensagens populares