Um vinho laranja?

Para quem não se lembra ou não sabe ainda, é cada vez mais aceite como fato que existem 4 géneros de vinho. Branco, tinto, rosé e laranja. Vinho laranja é no fundo feito com uva branca mas pelo processo de curtimenta (vejam o vídeo), normalmente usado em tinto. Em boa verdade, laranja, curtimenta, orange, são designações diferentes para o mesmo género.


Confesso que a ideia de fazer um vinho laranja já me martela na cabeça há uns anos. Por duas vezes experimentei e por duas vezes abandonei a meio por não ter gostado dos resultados. Se não me engano, a primeira experiência foi em 2016 no Vale das Areias. Usámos Fernão Pires, casta que tende muito para desenvolver uns aromas muito intensos que lembram borracha queimada, por exemplo. Acho aquilo muito desagradável.


Este ano, depois de ter lido o fantástico Amber Revolution do jornalista Simon Woolf e de ter provado e conversado com outros colegas, fiquei com vontade de experimentar de novo. Escolhi arinto e em boa hora o fiz. A sua neutralidade aromática permitiu-me explorar e perceber melhor os contributos da fermentação com películas ao passo que a acidez contribuiu para a perfeita salubridade do vinho. 



A duvida inicial seria se usaria engaços ou não. A usar teria de desengaçar primeiro, deixa-los secar à parte e adicionar à posteriori. Optei por não o fazer pois queria testar um estágio com peliculas e o engaço marcaria demasiado o vinho dai resultante, limitei-me portanto a desengaçar e sulfitar para selecionar leveduras (nativas) como faço nos restantes vinhos. Optei também por não usar frio neste primeiro teste com Arinto. 


Ao contrário do que previ, a fermentação não foi rápida, sobretudo a finalização. Foi lenta, muito lenta, mas deu-se.
No final, comprei uma tampa de inox (vende-se à parte e não custa um rim) à medida da dorna e tapei-o.
A minha ideia é fazer um mínimo de 3 meses com as peliculas e engarrafar direto ou se precisar, com uma filtração de desbaste apenas.

Dará umas 400 ou 500 garrafas e dentro da gama, para já vejo-o como um Underdog, contudo, ainda tenho tempo para mudar de ideias! :)
Vamos falando.

Comentários

Mensagens populares