Curso de Enologia para Enófilos

Há já algum tempo que matuto na ideia de elaborara um curso de Enologia, mas para Enófilos. Obviamente que não seria o caso de alguém, depois disso ficar apto a fazer vinho, ou, pelo menos credenciado para isso.
Nos cursos de prova, normalmente são abordadas questões técnicas, mas raramente esses cursos são dados por enólogos que se disponibilizem a revelar os seus “segredos” nesta arte tão fascinante.
O que pretendo é dar a visão “de dentro” deste magnífico sector, ao mesmo tempo que explico cada um dos paços da vinificação e demonstro como tomo as decisões que sou chamado a tomar.
Gostaria ainda que este trabalho pudesse servir para desmistificar a profissão de enólogo, acabar com o endeusamento e promover o respeito pela aquisição de conhecimento e valorização de todos os elementos de uma equipa na obtenção de um grande vinho! Valores, quanto a mim, maiores na arte de fazer vinho!
Conto com a vossa ajuda, pois é minha intenção submeter cada sessão para vossa apreciação, no sentido de ir percebendo o que interessa mais e percepcionar algumas lacunas/erros. Para quem me queira ajudar/acompanhar, na construção deste curso, as vantagens são obvias… têm-no de graça!
Gostaria muito de contar com a ajuda de todos!
Deixo uma primeira ideia para reflexão e debate:
Pretendo dividir a coisa em 3 partes:
  1. Antes da adega
  2. Na adega
  3. Na garrafa
Que me dizem?



 



Comentários

Transparente disse…
Hugo, excelente ideia. Eu alinhava numa coisa dessas.
Abraço
Unknown disse…
Acho uma ideia fantástica. Bem haja Hugo! É mesmo de uma coisa destas que estou a precisar.
O maior problema para mim será a distância, mas tentarei ultrapassar isso da melhor maneira.
Para quando está a pensar fazer o curso?

Olga Cardoso
Hugo Mendes disse…
Olga, por agora é mais simples. Antes de levar o curso “para a estrada” quero testar os módulos e perceber onde existe maior dificuldade. No fundo aprimorar.
A ideia primeira é faze-lo aqui no blog. Se tiver aceitação que chegue, não me importaria nada de fazer umas sessões campestres onde se juntaria quem estivesse interessada.
Nesta fase quero elaborar conteúdos e testa-los para fazer as modificações necessárias.
A interactividade, nesta questão é muito importante, pois mais facilmente percebo os pontos que interessam mais e quais os que precisam de mais detalhe!
Conto consigo para construir uma coisa boa!
Obrigado
Gosto da ideia, mais que não seja porque permite tirar pequenas dúvidas que possam existir sobre alguns detalhes mais técnicos da "coisa".

PS: Fica a sugestão de essa mesma acção pedagógica da tua parte fique inserida no tal evento/encontro que possamos vir a realizar.

PS2: Ajudo no que for preciso.
Anónimo disse…
Gosto da ideia! Como potencial cliente é algo que me atrai e muito!

Gosto dessa divisão, mas antes disso ainda acrescentava um pequeno e light item, 'Como chegou o vinho?' Breve introdução na história do vinho, simbolismo e porquês, daqueles interessantes.

Ou já estaria este contemplado num dos outros?
Paulo Coutinho disse…
Eu percebo a fantasia, mas chamar-lhe curso tira-lhe parte da piada!
Trabalhar ou entender o mundo do vinho, não é algo que, "se quero e posso ou tenho oportunidade, vou aprender..."
Quem quer aprender, vai à luta e consegue!
Existem muitos escanções, cozinheiros ou simples amantes, que a troco de estadia, trabalham nas vinhas e nas adegas gratuitamente!
É assim que se aprende, e não ser amigo do enólogo e/ou do Patrão!
Desculpem a sinceridade.
Hugo Mendes disse…
Paulo,
Obrigado pela intervenção! Gostei de te ler aqui, sabes que és bem vindo! Mas não voltes a pedir desculpa pela sinceridade, pois essa aqui é condição!
Sobre o que afirmas:
Já admiti que não sou a pessoa mais feliz a encontrar nomes para as coisas! Mas talvez, isso seja porque não me interessa o nome que elas tenham!
A ideia aqui nunca foi, nem será, criar enólogos, mas sim, dar, aqueles que assim o desejarem, a possibilidade de descascar alguns conceitos técnicos. Repara, isto nem tem a ver com ganhar dinheiro, numa fase inicial, todo o trabalho será pro bono!
Eu acho que existe cada vez mais pessoas interessadas em perceber o que é isso do vinho e como é que ele aparece! Como é que se chega ao resultado!
Paulo, a diferença é que eu acho que esta coisa (pronto, já não lhe chamo curso!) não é necessariamente o fim, mas pode ser o princípio (mais um, alternativo ou complementar a outros!). O que invalida que alguém que faça uma destas acções, a seguir se sinta impelido a passar uma semana na Quinta do Portal a arrastar mangueiras e a encher-te a cabeça de perguntas? LOL!
Nuno disse…
Olá Hugo.
Eu por mim ajudo no que for preciso e estou bastante interessado em desvendar certas perguntas que sem a devida ajuda, não obterei resposta.

Mensagens populares