16 de março de 2012

Media Sociais, alguns guias uteis.


Pensei um bocadinho antes de publicar isto. Primeiro porque não sou especialista em coisa nenhuma, muito menos em Social Media para andar a recomendar o que quer que seja. Depois, corro o risco de agitar os nervos miudinhos de alguns Marketeers pelo facto de apontar a leitura de livros que “fingem” ser técnicos.
Ummmm! Mas enervar pessoas é o que faço melhor, é de onde tiro o maior prazer,logo…. (entusiasmo!)… vamos a isso!
Sem pretensões de ser “O PLANO” para tornar todos os agentes do vinho versados nas redes sociais, acho que a leitura destes 4 títulos dará, contudo, uma  ideia acerca do que é isto da comunicação online, de como e onde ela é revolucionária.  Fundamentalmente de como tirar partido do tempo aqui gasto (para quê os rodeios, não é para tirar mais valias que andamos todos cá?).
Escolhi um conjunto de títulos de âmbito geral, ou seja, não restritos ao vinho. Tem a ver com uma forma muito pessoal de abordar os temas. Gosto que o conhecimento específico seja precedido de uma aproximação  generalista. Obtenho portanto o conhecimento, em duas fases. Estes livros podem ser encarados como os títulos da fase I.


Socialnomics. É um livro frugal que, como se numa conversa de amigos nos vai introduzindo neste vasto mundo da Social Média. Sem grandes tratados teóricos e usando casos de estudo, vai-nos mostrando caminhos e tendências do pensamento em rede. Muito interessante, muito generalista, muito ao jeito do famoso freakonomics que tanto me agradou e cuja leitura me motivou a compra deste (a semelhança do titulo não foi por acaso).

As novas regras de marketing e relações publicas. Neste compêndio, o autor já nos mostra alguns caminhos para tornar a mensagem apelativa, reforça a importância dos conteúdos, ensina alguns truques menos visíveis para um principiante e dá-nos boas sugestões que poderemos testar. É um livro muito completo, escrito para ser lido, digerido e executado por pessoas de conhecimento técnico tão complexo quanto o meu, um redondo 0.

Depois dos dois primeiros títulos há que ler este, The Thank you Economy, o segundo livro de Gary Vaynerchuk é um óptimo complemento e centra-se especificamente na forma como lidamos com os hipotéticos consumidores. É um manual de apoio ao cliente online, imprescindível a qualquer negócio. Infelizmente não tenho conhecimentos de estar já traduzido para a língua Portuguesa, mas posso assegurar que está escrito num inglês, extremamente fácil e acessível.

Para finalizar este conjunto de pequenos guias, sugiro este, Marketing in the moment. Este livro servirá de transição entre o não saber executar nada e começar a saber fazer qualquer coisinha. É um manual prático que nos dá dicas práticas, passo a passo, como construir um blog, como criar e gerir um perfil no Twitter, como fazer uma aplicação para telemovel... Novamente um titulo em inglês, mas fácil de consultar.
È óbvio que a leitura destes livros (ou de quaisquer outros) só por si não trarão retorno absolutamente nenhum. O essencial continua a ser a nossa atitude, a postura, a transparência, a intenção, o sacrifício e o muito trabalho.
Para mais, alerto para a grande diferença entre a realidade dos paises descritos nos livros e a nossa, mas, estou convicto que com as adaptações certas conseguimos aproveitar grande parte da informação neles contida.
Boas leituras, espero por vós, por aqui, nas redes sociais!
Abraço.


3 comentários:

ricardo disse...

Para quem tiver dúvidas em comprar algum livro, vale bem a pena assistir a este último video do Gary:

http://youtu.be/lcqCAqZtedI

Hugo Mendes disse...

Vou vendo uns vídeos dele. é um comunicador fantástico.
eu tenho os dois livros. o primeiro é muito bom também e existe em português. mas achei que dois licros do mesmo autor era um pouco exagerado em 4 escolhidos, substitui pela novas regras do marketing que acaba por ser semelhante e até mais completo.
Abraço.
HM

ricardo disse...

Tens também o "UnMarketing: Stop Marketing. Start Engaging", muito interessante!