Media Sociais, alguns guias uteis.


Pensei um bocadinho antes de publicar isto. Primeiro porque não sou especialista em coisa nenhuma, muito menos em Social Media para andar a recomendar o que quer que seja. Depois, corro o risco de agitar os nervos miudinhos de alguns Marketeers pelo facto de apontar a leitura de livros que “fingem” ser técnicos.
Ummmm! Mas enervar pessoas é o que faço melhor, é de onde tiro o maior prazer,logo…. (entusiasmo!)… vamos a isso!
Sem pretensões de ser “O PLANO” para tornar todos os agentes do vinho versados nas redes sociais, acho que a leitura destes 4 títulos dará, contudo, uma  ideia acerca do que é isto da comunicação online, de como e onde ela é revolucionária.  Fundamentalmente de como tirar partido do tempo aqui gasto (para quê os rodeios, não é para tirar mais valias que andamos todos cá?).
Escolhi um conjunto de títulos de âmbito geral, ou seja, não restritos ao vinho. Tem a ver com uma forma muito pessoal de abordar os temas. Gosto que o conhecimento específico seja precedido de uma aproximação  generalista. Obtenho portanto o conhecimento, em duas fases. Estes livros podem ser encarados como os títulos da fase I.


Socialnomics. É um livro frugal que, como se numa conversa de amigos nos vai introduzindo neste vasto mundo da Social Média. Sem grandes tratados teóricos e usando casos de estudo, vai-nos mostrando caminhos e tendências do pensamento em rede. Muito interessante, muito generalista, muito ao jeito do famoso freakonomics que tanto me agradou e cuja leitura me motivou a compra deste (a semelhança do titulo não foi por acaso).

As novas regras de marketing e relações publicas. Neste compêndio, o autor já nos mostra alguns caminhos para tornar a mensagem apelativa, reforça a importância dos conteúdos, ensina alguns truques menos visíveis para um principiante e dá-nos boas sugestões que poderemos testar. É um livro muito completo, escrito para ser lido, digerido e executado por pessoas de conhecimento técnico tão complexo quanto o meu, um redondo 0.

Depois dos dois primeiros títulos há que ler este, The Thank you Economy, o segundo livro de Gary Vaynerchuk é um óptimo complemento e centra-se especificamente na forma como lidamos com os hipotéticos consumidores. É um manual de apoio ao cliente online, imprescindível a qualquer negócio. Infelizmente não tenho conhecimentos de estar já traduzido para a língua Portuguesa, mas posso assegurar que está escrito num inglês, extremamente fácil e acessível.

Para finalizar este conjunto de pequenos guias, sugiro este, Marketing in the moment. Este livro servirá de transição entre o não saber executar nada e começar a saber fazer qualquer coisinha. É um manual prático que nos dá dicas práticas, passo a passo, como construir um blog, como criar e gerir um perfil no Twitter, como fazer uma aplicação para telemovel... Novamente um titulo em inglês, mas fácil de consultar.
È óbvio que a leitura destes livros (ou de quaisquer outros) só por si não trarão retorno absolutamente nenhum. O essencial continua a ser a nossa atitude, a postura, a transparência, a intenção, o sacrifício e o muito trabalho.
Para mais, alerto para a grande diferença entre a realidade dos paises descritos nos livros e a nossa, mas, estou convicto que com as adaptações certas conseguimos aproveitar grande parte da informação neles contida.
Boas leituras, espero por vós, por aqui, nas redes sociais!
Abraço.


Comentários

ricardo disse…
Para quem tiver dúvidas em comprar algum livro, vale bem a pena assistir a este último video do Gary:

http://youtu.be/lcqCAqZtedI
Hugo Mendes disse…
Vou vendo uns vídeos dele. é um comunicador fantástico.
eu tenho os dois livros. o primeiro é muito bom também e existe em português. mas achei que dois licros do mesmo autor era um pouco exagerado em 4 escolhidos, substitui pela novas regras do marketing que acaba por ser semelhante e até mais completo.
Abraço.
HM
ricardo disse…
Tens também o "UnMarketing: Stop Marketing. Start Engaging", muito interessante!

Mensagens populares