Sensitive Crystallization

Visualizing the Qualities of Wine by Christian Marcel



"Dei com" este livro numa prateleira da Fnac, numa visita, muito depois de constatar a minha danação pelo facto desta cadeia de lojas ter uma oferta fraquíssima em títulos dedicados ao vinho. De inicio não "dei muito por ele", mas, não havia mais nada sobre a temática etílica, logo, permiti-lhe a perca de algum tempo no escarafuncho do seu conteúdo. 
Trata-se da descrição de um método analítico com vista a aferir a qualidade dos vinhos. Achei a abordagem interessante. Acabei por compra-lo.

Não o li logo, aquilo parecia bem interessante, mas inspirado pelos princípios da biodinâmica. Ainda não era tempo de o ler. Esperou.

Depois de ler este, e antes de ir a este, achei que já tinha uma noção básica sobre o assunto para me aventurar na sua leitura.
Trata-se de um livro interessante, "descomplicado" e de fácil compreensão. Não requer nenhuma precedência literária a quem tem uma vaga ideia do que é, e no que se inspira a biodinâmica. A sua utilidade, bem como a validade do método, estão intimamente relacionadas com a profissão de "fé" desta abordagem ao relacionamento biológico/cósmico.
No fundo, entendo que o livro tem 2 partes distintas (embora não identificadas). Uma primeira onde é descrito o método e nos é dada uma luz de como podemos construir a nossa própria câmara de cristalização. Numa segunda parte, a interpretação de diferentes resultados, apoiado em belíssimas fotos, de forma a que o leitor que queira usar esta ferramenta analítica tenha algum suporte  e uma  base de comparação.



Não sinto que faça falta à biblioteca dos enófilos, mas seguramente, é um auxiliar valoroso da estante dos enólogos e analistas biodinâmicos.

Comentários

Mensagens populares